Notícias

Mais notícias

A Embaixada de Portugal em Praga informa todos os interessados que as eleições para o Parlamento Europeu decorrem oficialmente de 6 a 9 de junho nos 27 Estados-membros em formato exclusivamente presencial nas mesas de voto nacionais e instaladas no estrangeiro.

Em Portugal, a votação decorrerá no dia 9 para todos os cidadãos portugueses recenseados no país, cuja mesa e local de votos podem ser consultados através do site do Ministério da Administração Interna: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/.

Os cidadãos portugueses recenseados em Portugal (com residência em Portugal no cartão de cidadão) que se encontrem temporariamente deslocados na República Checa, poderão usufruir da modalidade de votação antecipada, que terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de maio, nas instalações da Embaixada de Portugal em Praga (Na Zátorce 10, 160 00 - Praga 6).

Os cidadãos portugueses recenseados na República Checa poderão votar, à semelhança da eleição no território nacional, presencialmente nesta Embaixada no dia 9 de junho.

Qualquer dúvida relativa à eleição poderá ser esclarecida junto desta Secção Consular, através do endereço praga.embassy@mne.pt ou telefonicamente através dos números 
+420 257 311 230/1.

O cidadão português residente em Portugal, isto é o qual tenha no seu Cartão de Cidadão morada em Portugal até à data de 9 de janeiro de 2024, considera-se recenseado na sua freguesia de residência em território nacional.

Poderá confirmar o seu recenseamento aqui: https://www.recenseamento.pt/ 

Encontrando-se deslocado temporariamente por motivos profissionais ou enquanto estudante, investigador, docente, ou bolseiro de investigação em instituição de ensino superior na Chéquia,  não estando assim em território nacional no dia 10 de março, pode votar entre 27 e 29 de fevereiro na Embaixada de Portugal em Praga, sendo que o seu voto será reencaminhado logo de seguida pela Embaixada para a respetiva freguesia de recenseamento.

Para o efeito o cidadão  deve-se apresentar:

  • Cartão de Cidadão válido;
  • Documento comprovativo de inscrição em instituição de ensino da República Checa (‘Index’. ISIC ou prova de matrícula) no caso de estudantes ou documento emitido pela entidade empregadora para os cidadãos deslocados por motivos profissionais.

O próprio ato de votação decorre nas instalações da Chancelaria da Embaixada de Portugal em Praga, situada em Na Zátorce 10, Praga 6 – Bubeneč, no horário de funcionamento entre as 9:30 e 17:00 horas.

Frisamos que não é necessário qualquer prévio registo para este ato.

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático