A quarta conferência organizada pela Embaixada de Portugal em Praga, subordinada ao tema “Defesa e Segurança” e intitulada “Defence and Security after the Crisis: the Transatlantic Relationship and the Europe of Defence – Relations with Russia and China” foi um grande sucesso. Agradecemos aos nossos parceiros checos, Ministério da Defesa da República Checa, Institute for Politics and Society, Representação da Comissão Europeia em Praga, CEVRO Institute, Institute of International Relations in Prague e EUROPEUM Institute for European Policy. Um agradecimento especial ao Ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho.

A conferência sobre “Defesa e Segurança” foi organizada por esta Embaixada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. O Embaixador Luís de Almeida Sampaio partilhou a abertura da conferência com o Vice-Ministro da Defesa da República Checa, Jan Havranek, em nome do Ministro da Defesa checo, Lubomír Metnar, e com Šárka Prát, do Institute for Pilitics and Society.

A primeira parte da conferência foi uma excelente oportunidade para o Ministro português da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o Vice-Ministro checo da Defesa, Jan Havranek, partilharem ideias com Alexandr Vondra, Eurodeputado da República Checa, João Carlos Espada, Diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Portugal e Jan Macháček, Diretor do Institute for Politics and Society. A primeira parte foi moderada pelo Embaixador Luís de Almeida Sampaio.

Na segunda parte da conferência, foram vários os assuntos abordados: relações com a Rússia e a China, África, desafios híbridos, Bússula Estratégica, NATO 2030, entre outros. Nesse painel, contámos com a participação de Tomaš Pojar, Vice-Presidente do CEVRO Institute, Alžběta Bajerová, da Association for International Affairs, e de especialistas académicos portugueses nessas matérias: Carlos Gaspar, da Universidade NOVA de Lisboa, Liliana Reis, da Universidade da Beira Interior e Universidade Lusófona do Porto, e Lívia Franco e Francisco Proença Garcia, ambos do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Portugal. O painel foi moderado por Roman Máca, do Institute for Politics and Society. Agradecemos a todos pelas excelentes participações e contributos.

 

Cravinho

  • Partilhe