Governo checo aprovou, passado dia 14 de Abril, o seguinte calendário de alívio gradual das medidas restritivas sobre o comércio e estabelecimentos de ensino, estruturado em cinco fases, cuja implementação estará sempre dependente da evolução positiva dos dados sobre a propagação do vírus Covid-19 na R. Checa. 

  • Primeira fase do plano, com início dia 20 de Abril, consiste na reabertura de estabelecimentos comerciais individuais, feiras de produtos agroalimentares e stands de automóveis novos ou usados. Atividades ao ar livre em pequenos grupos serão também permitidas, bem como casamentos que não excedam 10 participantes (parto do princípio que estes 10 participantes não serão todos as noivas ou os noivos da mesma cerimónia...). No contexto académico, serão permitidas atividades consultivas aos finalistas universitários em grupos com limite máximo de 5 pessoas. Encontra-se de momento em discussão possibilidade, e respectivas modalidades, do regresso de estudantes estrangeiros que se encontram fora do país, o que é matéria muito importante para a comunidade estudantil portuguesa na Rep. Checa (este ano 888 alunos entre Erasmus e inscrições padrão).

 

  • Segunda fase terá início dia 27 de Abril, permitirá reabertura de estabelecimentos comerciais de tamanho inferior a 200 m2, com exceção de instalações em centros comerciais.

 

  • Terceira fase, dia 11 de Maio, estabelece reabertura de estabelecimentos comerciais de dimensão inferior a 1000 m2, excluindo ainda lojas em centros comerciais. Será permitido funcionamento de escolas de condução, bem como ginásios sem possibilidade de uso do balneário. Escolas secundárias retomarão ensino apenas para finalistas.

 

  • Quarta fase, que começará dia 25 de Maio, permite reabertura de restaurantes em espaços abertos ou jardins, cabeleireiros, centros de massagem, museus, galerias, jardins zoológicos (exceto exposições em pavilhões), bem como funcionamento de escolas para crianças a iniciar ensino básico, com sugestão de divisão em grupos de 15 alunos.

 

  • Quinta e última fase terá início dia 8 de Junho, permite a reabertura de estabelecimentos comerciais de dimensão superior a 1000 m2, centros comerciais, restaurantes podem reabrir o seu espaço interior, hotéis e outros estabelecimentos de alojamento, eventos culturais, sociais e desportivos, cujo número máximo de participantes seja 50, bem como casamentos sob condições específicas. Teatros, castelos e outras atividades culturais podem reabrir sob estritas condições. Lojas de tatuagens e piercings podem reabrir, tal como pavilhões interiores de jardins zoológicos. Exames de admissão e exames finais das escolas secundárias serão obrigatoriamente adiados para uma data posterior a 1 de Junho.

 

Informação complementar encontra-se disponível no portal oficial do Ministério da Indústria e Comércio:

https://www.mpo.cz/en/guidepost/for-the-media/press-releases/government-discussed-a-schedule-for-the-release-of-business-and-other-activities--254000/

  • Partilhe