A Embaixada de Portugal em Praga informa que o Governo checo promulgou novas medidas de restrição em todo o território nacional, considerando a situação epidemiológica atual na República Checa.

A partir de dia 18 de dezembro de 2020, não será permitida a entrada na República Checa para fins turísticos, restringindo-se as entradas, por via aérea ou terrestre, apenas a casos de suma importância e urgência, sendo necessária a apresentação de justificação.

Mantem-se a necessidade de apresentação, às autoridades de higiene competentes do país, de prova de realização do teste PCR com resultado negativo efetuado no máximo nas 72 horas antes da viagem ou apresentar comprovativo do teste que se realizará nas 72 horas após a entrada na República Checa. É igualmente necessário o preenchimento online do Formulário de Localização de Passageiros, disponível em https://plf.uzis.cz/, cujo comprovativo deverá ser apresentado no momento da entrada.

Foi reintroduzida a medida compulsória de recolher obrigatório, em todo território nacional, a vigorar das 23h até às 5h do dia seguinte. As aglomerações com mais de 6 pessoas estão igualmente proibidas, com a exceção para casamentos e funerais, nos quais será permitido um máximo de 20 pessoas.

Os restaurantes e os bares passam a estar obrigatoriamente fechados ao público, sendo apenas permitidos os serviços de takeaway e distribuição. As lojas, os supermercados, as farmácias e outros serviços essenciais, irão permanecer em funcionamento, mas em horário reduzido.

Todos as pessoas que entrem no território da República Checa deverão respeitar as medidas de restrição em vigor.

Estão disponíveis informações adicionais, em língua inglesa, no sítio do Ministério do Interior da República Checa: 

https://www.mvcr.cz/mvcren/article/coronavirus-information-of-moi.aspx

  • Partilhe