cplp

No próximo dia 2 de Maio, realizar-se-á a festa de comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

Durante o evento poderá conhecer o projeto Sampladélicos, do português Tiago Pereira; danças de Angola e Cabo Verde por Hernury Jamba e VitorMendes, e música dos países lusófonos com as bandas Pop Pastiche e Camões House Band.

Local: La Loca (Odborů 4, Praga 2)

Programa:

Sampladélicos (PT): performance audiovisual de fusão entre a musical tradicional portuguesa misturada com música eletrónica de outro planeta.

Hernury Jamba Jamba (ANG) / Vitor Tavares Mendes (CV) / DJ Erk Caetano (ANG): apresentação de danças tradicionais de Angola: Semba e Kuduro. Cabo Verde: Funaná, Coladera e Ghetto Zouk

Pop Pastiche (CZ): jovem duo musical com repertório do Brasil, Cabo Verde e Portugal

Camões house band (BR/CZ/FR): fado, morna e ritmos brasileiros

DJ Erk Caetano (ANG): Ritmos dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa)

Entrada livre.

A ideia de criação de uma comunidade de países e povos que partilham a Língua Portuguesa – nações irmanadas por uma herança histórica, pelo idioma comum e por uma visão compartilhada do desenvolvimento e da democracia – foi sonhada por muitos ao longo dos tempos. A reunião deste grupo de Estados – situados em 4 Continentes e englobando mais de 230 milhões de pessoas – consolidou uma realidade já existente, resultante da tradicional cooperação Portugal-Brasil e dos novos laços de fraternidade e cooperação que, a partir de meados da década de 1970, se foram criando entre estes dois países e as novas nações de língua oficial portuguesa. A institucionalização da CPLP traduziu, assim, um propósito comum: projectar e consolidar, no plano externo, os especiais laços de amizade entre os países de língua portuguesa, dando a essas nações maior capacidade para defender seus valores e interesses, calcados sobretudo na defesa da democracia, na promoção do desenvolvimento e na criação de um ambiente internacional mais equilibrado e pacífico.

Disponível em: https://pt.institutocamoes-praga.cz/programa-cultural/den-cplp/

  • Partilhe