Como se deve proteger do COVID-19?

É importante proceder, num período de gripe, como numa doença respiratória comum:

  • evitar contacto com indivíduos afetados
  • observar as regras básicas de higiene
  • usar desinfetante, por exemplo, quando estiver em contacto com pessoas que sofrem de problemas respiratórios agudos
  • não estar em lugares com maior número de pessoas
  • indivíduos que sofrem de doenças respiratórias devem observar as regras de higiene respiratória - ou seja, ao espirrar e tossir, use, de preferência, lenços descartáveis, ao tossir e espirrar cubra a boca com os braços / mangas, não com as mãos! (os fluídos podem ser contagiosos)
  • é claro que os próprios profissionais de saúde devem proteger-se, pois são estes que têm maior contacto com os pacientes

Que grupos populacionais estão em maior risco?

Os grupos de risco incluem grupos de idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas ou pessoas imunocomprometidas.

 Quem posso consultar?

Caso seja necessária orientação em relação à ocorrência atual do COVID-19, seja um cidadão comum ou um profissional de saúde, pode entrar em contacto com o sistema nacional de saúde, através do +420724 810 106 e/ou +420725 191 367.

Atualmente, devido ao crescente interesse nessa matéria, as linhas de EAA podem estar ocupadas e sobrecarregadas, mantenha a calma, estamos a trabalhar de forma intensiva para fortalecê-la.

O que devo fazer se sentir sintomas da doença?

Uma pessoa com temperatura e problemas respiratórios, não está automaticamente infetada pelo COVID-19. Cada caso de infeção por coronavírus deve ser caracterizado por critérios epidemiológicos.

 

O que devo fazer se chegar de áreas afetadas pelo coronavírus?

O Ministério da Saúde recomenda aos viajantes que controlem o seu estado de saúde pelos próximos 14 dias após a saída da região, concentrando-se nos sintomas de doenças respiratórias (especialmente febre acima de 38 ° C, problemas respiratórios). No caso de sofrer dos sintomas de doença respiratória acima mencionados, fique em casa, restrinja o contacto com outras pessoas e entre em contacto com o seu médico por telefone para outros serviços de saúde em cooperação com a Instituição Regional de Higiene.

A quem devem recorrer os cidadãos se quiserem ser examinados quanto à presença do COVID-19?

 No caso de um cidadão estar preocupado com a sua saúde em relação ao novo coronavírus, o indivíduo em questão deve entrar em contacto com seu serviço emergência, ou serviço regional de saúde, para obter informações sobre como proceder.

  • Partilhe