A conferência “A Fair, Green and Digital Recovery of the EU”, a segunda conferência do nosso Ciclo de Conferências, teve lugar na terça-feira, mas ainda pode ser assistida através da nossa Página do Facebook ou no Canal do Youtube da Representação da Comissão Europeia na República Checa, através do link https://youtube.com/watch?v=DBnhI1vhmNc&t=344s . Assinalamos que mais de duas mil pessoas já assistiram à conferência. Transições climáticas e digitais são muito importantes.

Na nossa conferência, dedicada às transições climáticas e digitais, o Embaixador Almeida Sampaio compartilhou o painel de abertura com Ondrej Ditrych, Diretor do Institute of Internation Relations Prague, e Lilyana Pavlova, Vice-Diretora do Banco Europeu de Investimento, dois dos nossos parceiros. A conferência deve grande parte do seu sucesso às participações do Ministro do Ambiente da República Checa, Richard Brabec, e do Ministro do Ambiente e Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes.

O primeiro painel da nossa conferência sobre transição climática e digital, foi moderado por Katerina Davidová, do EUROPEUM Institute for European Policy, outro dos nossos parceiros, e contou com a ilustre participação de Jorge Moreira da Silva, ex-Ministro Português do Ambiente e atual Diretor da OECD Devepment. O primeiro painel da conferência “A Fair, Green and Digital Recovery of the EU” contou ainda com a participação de Vladislav Smrz, Vice-Ministro do Ambiente da República Checa, além de Danuse Nerudová, Reitora da Universidade Mendel de Brno, Elena Visnar, Chefe da Unidade DG Clima da Comissão Europeia e ainda de Nathalie Binet, Chefe da delegação do Banco Europeu de Investimento em Praga.

O segundo painel da nossa conferência discutiu a transição digital e suas inúmeras implicações. O painel foi moderado por Daniel Sitera, do Institute of International Relations Prague. Para além, contou ainda com a participação de Aleš Chmelar, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa. O segundo painel contou também com a participação especial de Rodrigo da Costa, Diretor Executivo da GNSS Agency, Ilona Svihlíková, Membro do Conselho Económico Nacional da República Checa e Petr Zahradník, Membro do Conselho Nacional de Investimento da República Checa. A todos os participantes, o nosso muito obrigado.

Um agradecimento especial a todo a equipa da Representação da Comissão Europeia em Praga e a Dana Kovariková. Sem este apoio, a segunda conferência do nosso Ciclo não teria sido possível.

Todas as conferências do Ciclo de Conferências contam igualmente com um evento cultural. Para a nossa segunda conferência, dedicada às mudanças climáticas, foi disponibilizado durante todo o dia 16 de fevereiro, o filme português “Um Mar de Lixo”. Agradecemos ao Instituto Camões em Praga, responsável por este evento, em cooperação com a DAFilms.

 

153160285 3825322470886373 3667419501210298180 o

Foto: João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Ação Climática de Portugal

 

  • Partilhe