A terceira conferência do Ciclo “Europe after the Pandemic”, que estamos a organizar, e que  se designa por “Health Challenges in a post-COVID-19 World: Strategic Investments in the Health Sector and Industry”, ocorreu no dia 10 de março. Foi um grande sucesso. Agradecemos aos nossos parceiros: a Representação da Comissão Europeia em Praga, o Banco Europeu de Investimeto, o Institute of International Relations de Praga e o EUROPEUM Institute for European Policy. 

O Embaixador Luís de Almeida Sampaio dividiu a abertura da conferência com a Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, Lilyana Pavlova.

Os principais oradores deram início à conferência em grande estilo: Maria de Belém Roseira e Adalberto Campos Fernandes, algumas das maiores personalidades portuguesas relacionados à Saúde, juntaram-se a Helena Rögnerová, Vice-Ministra da Saúde da República Checa. Essas primeiras considerações foram também moderadas pelo Embaixador Luís de Almeida Sampaio.

Antes do Painel I, que reuniu os principais médicos e especialistas da Comissão Europeia, houve a oportunidade de assistir ao vídeo depoimento da Dra. Antonieta Dias, uma dos inúmeros heróis da luta contra o COVID-19. Foi a nossa forma de homenagear cada um deles que estão na linha de frente.

O Painel I da nossa conferência contou com uma vasta participação de especialistas em matéria de COVID-19: John Ryan, Fausto Pinto, Martin Vokurka e Felipe Froes. Além disso, o Painel I contou com os brilhantes contributos de Petr Widimsky e Miguel Moura Guedes, um dos promotores do movimento público português de conscientização #MáscaraParaTodos. Por fim, o Painel I também contou a participação especial do Secretário de Estado da Saúde de Portugal, Diogo Serras Lopes, além da moderação altamente profissional de Srdan Matić, Representante da Organização Mundial da Saúde e chefe de delegação na República Checa.

O Painel II foi especificamente dedicado a “Strategic Investments in Health Infrastructure & Innovations in the Health Industry”. Este foi moderado de forma muito profissional por Nathalie Binet, do Banco Europeu de Investimento, além de contar novamente com a participação da Vice-Ministra da Saúde da República Checa, Helena Rögnerová. Ainda no Painel II, Carlos Martins representou o setor de inovação de Portugal em matéria da Saúde, em um debate com Jiri Malý, Felicitas Riedl, Vladimír Komárek e Jakub Dvoráček. Foi um debate muito interessante e informativo.

 

Diogo Serras

Foto: Diogo Serras Lopes, Secretário de Estado da Saúde de Portugal

  • Partilhe